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Apesar de uma transição para o 3D, a jogabilidade de Metal Gear Solid continua a ser semelhante ao seu antecessor MSX2 2D Metal Gear 2: Solid Snake, o leitor deve navegar para o protagonista, Solid Snake, através do jogo, áreas sem ser detectado pelos inimigos. [ 15] Detecção é desencadeada pelo leitor em movimento em um campo de visão do inimigo e dispara um alarme que chama os inimigos armados para o seu local. [ 16] Esse também é desencadeada "modo de alerta" e o jogador deve, em seguida, esconder e não serem detectadas, em que ponto "evasion mode" começa e quando o contador chega a zero, o jogo retorna ao modo "infiltração" em que os inimigos não são suspeitas de Snake na sua presença, o radar não pode ser usado em estado de alerta ou a fraude usuário.


para não serem detectadas, o jogador pode executar técnicas que utilizam tanto as habilidades Solid Snake e o ambiente, tais como, a rastejar em objetos, usando as caixas como cobertura, diminuição ou escondendo as paredes, e fazendo barulho para distrair os inimigos, que são realizadas com a terceira pessoa Câmara, que muitas vezes altera o ângulo para dar ao jogador a melhor vista da área possível, e uma tela de radar, o que mostra os inimigos e o seu campo de visão. [ 18] Snake pode também fazer uso de muitos itens e gadgets, como, por exemplo, infra-vermelho óculos ou uma caixa de papelão disfarçar. a ênfase na acção sub-reptícia promove uma forma menos violenta de jogabilidade, como lutas contra grandes grupos de inimigos, muitas vezes, resultam em danos graves para o margi.


o progresso do jogo é pontuado por cenas cortadas e codec, bem como encontros com os vilões, para o progresso, os jogadores devem descobrir as fraquezas de cada chefe e derrotá-los. controles do jogo e jogar estratégias podem também ser acedidos através do Codec rádio, onde o aconselhamento é emitido pela equipe de suporte da serpente; por exemplo, a equipe de suporte pode castigar não cobra para salvar o seu progresso com freqüência suficiente, ou explicar a sua movimentos de luta em termos de quais botões pressionar sobre o gamepad. o Codec também é usado para fornecer exposição sobre o jogo do passado. a conclusão do título fornece o Player com um resumo estatístico do desempenho, e um "nome de código" baseadas em ti, normalmente o nome de um comum animal.


em um primeiro para a série Metal Gear, um modo de treino, chamado Modo VR, está disponível em que os jogadores podem esconder práticas técnicas, arma, e a acção sub-reptícia. Além de a jogabilidade sub-reptícia, ali estão peças que impliquem sequências tiroteios entre o leitor e os inimigos a partir da terceira pessoa e a primeira pessoa perspectives.